Já estão disponíveis as informações de Internações Hospitalares, Morbidade Hospitalar e Recursos do SUS relativas à competência de abril de 2006 do Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS).
Os arquivos estarão em breve disponíveis também para download, assim como as definições para tabulação dos dados (RDTAB.ZIP).
A partir desta competência, há algumas modificações, em função do processo de descentralização da AIH:
O campo UF_ZI contém agora, em caso de gestão estadual, o código do estado gestor seguido de 0000; em caso de gestão municipal, o código do município gestor.
O número da AIH aumentou de 10 para 13 posições (desde janeiro/2006).
Os campos UTI_MES_AL (dias de UTI no mês de alta), MARCA_UTI (tipo de UTI utilizada), UTI_INT_IN (Dias de UTI intermediária no mês em que se iniciou a internação), UTI_INT_AN (dias de UTI intermediária no mês anterior ao da alta), UTI_INT_AL (dias de UTI no mês de alta) e VAL_UTI (valor referente aos gastos de UTI) não são mais utilizados.
Foi criado o campo DIAR_ACOM, de 2 posições numéricas, com o número de diárias de acompanhante.
Foi incluído o campo PROC_SOLIC, de 10 posições, com o procedimento solicitado.
O campo PROC_REA (procedimento realizado) foi aumentado de 8 para 10 posições, alinhado à esquerda.
O campo VAL_ACOMP (valor das diárias de acompanhante) não deve ser mais somado ao total, pois já faz parte das demais rubricas de pagamento.
Foi incluído o campo RUBRICA, de 5 posições, contendo a rubrica referente à AIH: Alta Complexidade, Média Complexidade, Transplantes, Queimados, Neurocirurgia etc.
Foi incluído o campo IND_VDRL, que indica (0 = não, 1 = sim) se foi executado o exame de VDRL.
No caso de idades maiores ou iguais a 100 anos, o código de idade (COD_IDADE) contém 5 e o campo IDADE contém a idade acima de 100 anos. Exemplo: para 104 anos, COD_IDADE contém 5 e IDADE contém 04.
O campo NUM_PROC (número do processamento) não é mais utilizado, pois não faz mais sentido.
Foi incluído o campo INFEHOSP, que indica (0 = não, 1 = sim) se houve infecção hospitalar na internação.
Todas estas alterações se referem aos arquivos de tipo RD (reduzidos de AIH),disponíveis para download. As definições para tabulação dos dados (RDTAB.ZIP) já refletem estas alterações, mas estas ainda não estão plenamente documentadas neste pacote.
Não houve remessas do estado do Amapá nesta competência.
Provisoriamente, os arquivos de tipo CH (cadastro de hospitais) estão contendo apenas os dados de identificação do estabelecimento, não contendo endereço, dados bancários e de leitos, que podem ser obtidos na página do CNES.
Os arquivos de tipo SH (SIPAC de hospitais) não estão mais sendo disponibilizados, a partir desta competência. As informações neles contidas devem podem ser melhor obtidas na página do CNES.
Em caso de dúvidas ou problemas encontrados, entre em Contato.
As consultas sobre a rede hospitalar devem ser executadas diretamente na página do CNES.