A partir de 2009, o Departamento de Análise da Situação de Saúde da Secretaria de Vigilância em Saúde passa a divulgar em caráter preliminar dados de Mortalidade geral, Óbitos infantis, Óbitos maternos, Óbitos por causas externas, Óbitos fetais e de Nascidos Vivos captados por meio dos Sistemas de Informação sobre Mortalidade (SIM) e Nascidos Vivos (SINASC) do ano anterior.
A publicação de dados preliminares está prevista na Portaria SVS-MS Nº 116/2009 que atualizou o marco regulatório dos sistemas SIM e SINASC, e tem sido possível realizá-la graças ao significativo aumento na velocidade de transferência dos dados entre os níveis municipais e estaduais e o nível federal, assegurado pelas novas plataformas dos aplicativos informatizados e ao esforço considerável das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde em cumprir as metas de transferência pactuadas, com base em um volume de registros esperado anualmente.
Deste modo, as informações preliminares de 2008 aqui publicadas refletem a situação da base de dados nacional de eventos ocorridos naquele ano, transferidos até 14/12/2009. Cuidados devem ser tomados na análise destas informações, pelo seu caráter preliminar. O caráter de preliminar significa que os dados podem ser alterados, em volume e em qualidade, até a publicação oficial, com base nas atualizações realizadas pelos informantes dos sistemas. Portanto, embora bastante representativos do que deverá ser a publicação oficial destes dados, prevista para o 1º trimestre de 2010, é altamente recomendável citar o caráter de dados preliminares em todas as publicações realizadas a partir dos mesmos.
No momento em que deixarem esta condição de dados preliminares, sua divulgação passará a ser apresentada junto com as séries histÓricas de dados dos sistemas SIM e SINASC.