No período de
A ISO é a organização responsável pelo fórum mundial que concentra especialistas em torno do consenso na elaboração de normas internacionais. Na área de Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde existe o TC215 (Comitê Técnico de Informática em Saúde), que tem como objetivo a adoção de padronização no campo da Informação para a Saúde e das Tecnologias de Informação e Comunicação para a Saúde. No Brasil, a ABNT é a associação responsável pelo processo de normalização, tendo na CEEIS (Comissão de Estudo Especial de Informática em Saúde) um espelho nacional do TC215. O TC215 é composto por 33 países participantes e 23 países observadores, tendo editado e publicado 101 normas.
A reunião anual das comissões nacionais que estudam normas e padrões para Informática em Saúde em conjunto com outras instituições associadas a ISO&CEN tem como objetivo discutir experiências de adoção e aplicação de normas, bem como propor novas normas internacionais e discutir ajustes nas normas existentes, buscando sempre o consenso sobre sua adequação às mais diversas realidades e às inovações na área. Cabe a cada delegação, incluindo a brasileira, participar da formulação das normas, apresentar e defender as alterações propostas pelo país, assim como votar sobre a proposição de novos itens de trabalho ou de alterações nas normas existentes. Cada grupo de trabalho, ao fim de suas discussões, produziu uma lista de resoluções que foram apresentadas, debatidas e votadas na plenária de encerramento.
O evento ISO & CEN Meeting adota processos democráticos em busca de consenso em torno de ações em TI
As normas oriundas do esforço dessas organizações detalham questões sobre segurança, privacidade, arquitetura, interoperabilidade, dentre outros importantes temas essenciais para a evolução da Informática em Saúde.