Estão sendo liberadas informações sobre a correção e redistribuição de óbitos.
Os dados sobre óbitos notificados ao SIM são oriundos do Sistema de Informações sobre Mortalidade, sistema este gerido pela Coordenação Geral de Informações e Análise Epidemiológica - CGIAE, da Secretaria de Vigilância em Saúde - SVS, do Ministério da Saúde, em conjunto com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.
Os dados sobre óbitos corrigidos e redistribuídos são oriundos do Projeto de Busca Ativa de Óbitos e Nascimentos, do Ministério da Saúde, realizado pela Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz. Este projeto busca corrigir a quantidade de óbitos notificados ao SIM pela subnotificação.
A correção da subnotificação é realizada para cada combinação de faixa etária, sexo e Unidade da Federação. Em cada uma dessas combinações, a SVS/CGIAE calcula a proporção de óbitos classificados em cada um dos capítulos I a XVII da CID-10. A multiplicação dessas proporções pela quantidade de óbitos corrigidos pelo Busca Ativa gera as quantidades de óbitos corrigidos e redistribuídos nos capítulos. A quantidade de óbitos classificados no capítulo XX é a mesma notificada ao SIM (não há correção). O capítulo XVIII, de causas mal-definidas, não foi utilizado na redistribuição.