A principal característica dos Cadernos de Informações de Saúde é reunir, num só elemento, dados provenientes de diversas fontes e apresentá-los já na forma de indicadores de saúde, permitindo comparações e análises.
O Caderno sempre obtém a informação em nível nacional mais recente, podendo desagregá-la até o nível municipal ou a outro nível, se desejado, automatizando o processo de captura das informações nas diversas bases de dados.
Podem ser criados diversos padrões de Cadernos, de acordo com a necessidade: visão geral, resumo executivo, saúde da mulher, da criança e etc.
O Caderno de Informações de Saúde consiste do programa IDBMUN, que gera planilhas, padrão Excel®, uma para cada área geográfica solicitada. Assim, pode-se obter planilhas para os municípios de um estado, para cada região metropolitana e etc.
Por ser uma planilha padrão, pode-se adicionar a ela, se desejado, gráficos adicionais, comentários, informações não originalmente obtidas, conforme a necessidade, podendo, também, ser apenas visualizada na tela ou impressa, total ou seletivamente.
Para rodar o IDBMUN é necessário:
Microcomputador com Windows® 95 ou superior
Microsoft Excel® 97 ou superior
Acesso à Internet
A partir das Bases de Dados de Informações de Saúde disponibilizadas pelo DATASUS, podem ser obtidos diversos conjuntos de indicadores, de acordo com as necessidades percebidas. A cada um destes conjuntos damos o nome de Modelo.
Cada modelo consiste de:
uma planilha Excel® e;
um arquivo texto (script), de extensão TXT.
O arquivo script contém uma série de comandos que instrui o programa IDBMUN a recuperar informações das Bases de Dados e inseri-las na planilha indicada.
Na planilha, há fórmulas que, a partir dos dados inseridos, calculam os indicadores e formatam os gráficos desejados.
Ao final do processamento, o modelo, já com os dados referentes à área desejada, é salvo com um outro nome, preservando o modelo original para outros processamentos.
Os comandos do arquivo script constituem uma linguagem específica.
A planilha e o arquivo de script normalmente têm o mesmo nome (GERAL.TXT e GERAL.XLS, por exemplo), mas isto não é obrigatório.