Seleção da área desejada e geração do caderno
Abertura e impressão dos cadernos
Para iniciar a execução do programa, basta clicar sobre o ícone do mesmo, criado conforme as instruções de instalação.
Se desejado, no atalho de execução, pode ser explicitado o script do modelo que se deseja que seja aberto por padrão (default).
Assim, se desejarmos que o modelo padrão seja o GERAL.TXT, basta especificarmos, nas propriedades do atalho, o seu nome após o nome do programa, como no exemplo:
Se o arquivo indicado não existir, será emitida mensagem de erro (Cannot open file ...) e desconsiderado o nome especificado.
Como visto em Execução do programa, pode ser especificado um modelo padrão, que será automaticamente aberto quando da execução do programa.
Se não tiver sido indicado um modelo padrão, ou for desejado gerar outro, deve-se acionar, no menu Arquivo, o item Abrir Modelo, como no exemplo:
Será, então, aberta uma janela padrão de abertura de arquivos, como no exemplo:
Basta selecionar o modelo desejado e clicar em Abrir para disponibilizar o modelo selecionado.
Após selecionado o modelo, deve ser especificada a área desejada. De acordo com a área, existem modelos específicos: o modelo Geral.txt aplica-se a municípios, GeralUF.txt a unidades da federação, GeralMic.txt a microrregiões e assim por diante.
Serão exibidos um ou dois níveis de seleção de área, de acordo com o modelo selecionado.
Para os modelos referentes a municípios, regionais de saúde, macrorregionais de saúde e microrregiões, o primeiro nível é Estado e o segundo é Município, Regional de Saúde, Macrorreg de Saúde ou Microrregião, respectivamente.
Para os modelos referentes a regiões, regiões metropolitanas e aglomerados urbanos, o primeiro nível é Brasil e o segundo é Região, Reg.Metropolitana ou Aglomerado urbano, respectivamente.
Para os modelos referentes a estados, só há o primeiro nível, Estado.
Seleciona-se, então, o primeiro e o segundo níveis, como no exemplo abaixo:
Basta clicar, então, no botão Executar para dar início à geração do caderno, sendo exibida a fase de execução do mesmo, como no exemplo:
Ao final da geração, será exibida a janela de gravação do caderno gerado, exibindo um nome padrão, como no exemplo:
A opção Diretório padrão de gravação permite pré-definir qual a pasta que será utilizada como padrão (default) para a gravação do caderno gerado. Se não tiver sido especificado, é o próprio diretório de execução do programa.
Pode-se, também, alterar o próprio nome do arquivo gerado, conforme a conveniência.
Pode-se, então, selecionar outra área (tanto no primeiro como no segundo nível), como outro modelo.
Para término do programa, pode-se utilizar o item Sair do menu Arquivo ou os métodos tradicionais do Windows (Alt-F4, botão de fechamento etc).
O caderno gerado, conforme visto em Seleção da área desejada e geração do caderno, pode ser visualizado diretamente pelo software Excel®, versão 97 ou superior. A abertura dos cadernos por outros softwares de planilha, como o OpenOffice®, StarOffice® ou similares, é possível, mas não é garantida a perfeita apresentação dos dados e gráficos nos mesmos.
A impressão do caderno é feita utilizando-se os recursos que são padrão do Excel®. Para planilhas com subplanilhas, como a Geral.txt, existe normalmente o botão Imprime todos os quadros. Se não existente, pode ser utilizada, na janela de impressão, a opção Pasta de trabalho inteira (não disponível ao clicar no ícone da impressora na barra de ferramentas do Excel®).
A opção Diretório padrão de gravação pode ser acessada através do item de menu Opções, como no exemplo:
Será aberta uma janela como a do exemplo abaixo, permitindo selecionar outra pasta ou unidade de seu computador para gravação padrão das planilhas.
A configuração do programa para testes pode ser acessada através do item do menu Opções, como no exemplo:
Será aberta uma janela como a do exemplo:
Estas opções se aplicam à fase de testes e depuração do programa e de planilhas, não devendo ser normalmente utilizadas, por degradarem sensivelmente a performance e, eventualmente, não gerarem a planilha desejada.